Mixagem com videos usando Virtual DJ 7 + BCD2000

Mixagem com videos usando Virtual DJ 7 + BCD2000

sábado, 30 de outubro de 2010


vamos a analise:

Primeiro.. o computador usado é um Dell 1525 - C2D 2gb de RAM + BCD2000 + VDJ 7


Maquinário – Hardware – Tenho visto muita gente adquirindo computadores mais potentes pensando que vai resolver o problema com relação a travamentos entre outros.

Computador é um conjunto. Não adianta pegar o melhor processador se os outros componentes não forem de qualidade.

É melhor pegar um micro mediano de um fabricante de “nome” do que uma maquina que promete apenas um processador de marca.

Configurações e Sistema Operacional – Procure um sistema operacional 100% compatível com a maquina. Não recomendo maquina que vem com um sistema e o usuário implanta outro, a não ser que tenha conhecimento pleno sobre sistema e seus recursos.

Desative os recursos supérfluos do sistema para a ocasião. Se você vai trabalhar com áudio e vídeo para que ter serviços ativos como “spool de impressão”.

Desative recursos de equipamento que você não está utilizando, tipo Bluetooth.
Equipamentos adicionais – tenho visto muita gente em blogs,sites e fóruns falando sobre aquisição de placa de vídeo extra entre outras coisas.
Bobagem....

Até os notebooks de hoje vem com placa dual. Não falam na descrição do equipamento, mas existe a possibilidade de duplicar ou estender vídeos usando as saídas disponíveis do equipamento.

Sobrecarga de recursos -  tem muita gente extrapola no bit/sample rate dos arquivos. Se 44.100 hz – 128kbps em vários softwares já é apresentado como “qualidade CD”, pra que trabalhar com taxas mais elevadas? Isso só sobrecarrega o software e conseqüentemente o sistema, pois o programa pode estar preparado como padrão para trabalhar com um codec em uma faixa de rate. Quando essa faixa sai do padrão, o programa pode trabalhar com um, digamos assim, “esforço a mais”.
Com relação a vídeos...

Procure utilizar arquivos de simples compactação. Que use nas faixas de vídeo e áudio codecs comuns.

Vídeo em HD?  Pra que?

Em matéria de qualidade.. muitas vezes não faz diferença reproduzir um vídeo em uma qualidade normal inferior a 720p e o HD. Isso vai depender onde ele está sendo projetado.

Você deve equilibrar a qualidade de vídeo pra não sobrecarregar o player.. nesse caso o VDJ.
Eu tenho usado .mp4 com resolução próxima a 360p e é suficiente.
Em testes rodando outros formatos de arquivo de qualidade superior, o que se percebe é: nenhum grande ganho em qualidade e sobrecarga do sistema e programa. Chamo atenção para o gráfico mostrado no VDJ que serve exatamente pra isso.

Agora .. lógico que se você for projetar em tela de LED ou tecnologia similar.. você precisa de qualidade nos arquivos. mas isso também depende  da disposição do Telão/TV em que os vídeos vão ser projetados. Tipo:

Você pode notar isso na TV de casa. Se você tiver um vídeo de qualidade média em uma televisão de alta definição, você só enxerga as “imperfeições” do vídeo  que a baixa qualidade mostra se tiver próximo da TV.. conforme a distância aumenta as imperfeições vão se tornando imperceptíveis.

bom galera.. o comentário acima não está ligado 100% a estudos científicos. Mas sim o que vi na pratica. Espero ter ajudado a vários usuários.

 Ahh.. mais um detalhe..  a BCD2000 funciona legal .. mas ainda não é a melhor interface de áudio para um funcionamento 100% estabilidade e qualidade.

Um abraço a todos
versão 2 .. um pouco mais leve

0 comentários: